V Congresso latino-americano e caribenho do Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Novas Gerações, a esperança desponta já!

 

Entre os dias 08 e 10 de março, na cidade de Quito (Equador), aconteceu o V Congresso latino-americano e caribenho do Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada. Um momento único e de grande valia para a caminhada das novas gerações de religiosos e religiosas nos países da América Latina. Na busca de animar, incentivar e traçar metas, o Congresso reuniu aproximadamente 108 religiosos de várias congregações, espalhadas por dezesseis Conferencias, mas todos unidos pelo carisma e espiritualidade do Novas Gerações. A delegação do Brasil foi composta por 12 religiosas e religiosos.

 

Refletindo sobre “A Sinodalidade, caminho de esperança” e animados pelo lema: “Novas Gerações, a esperança desponta já”, a Comissão da CLAR conduziu o encontro por meio de momentos de partilhas e de escuta do Espírito Santo, promovendo também bons momentos de convivência – elementos inerentes à metodologia proposta para o Congresso.

 

O Congresso foi principiado, em sua abertura oficial, pela presidenta da CLAR, ir. Liliana Franco, que, com palavras singelas, ternas e profundas, convidou-nos à receptividade amorosa da novidade despontada nessa belíssima e oportuna ocasião de encontro, oração e reflexão, na força da Divina Ruah.

Em seguida, através do momento de espiritualidade, cujo tema foi “Deus é como uma mulher”, ir. Liliana Franco apresentou dialogicamente o rosto amoroso de Deus, enfatizando, via exemplos concretos da vida cotidiana, os sinais de esperança vistos no hoje de nossa existência, levando-nos, dessarte, enquanto religiosas e religiosos, ao questionamento acerca das motivações autênticas que promovem em nós o desejo de permanecer (fiel e criativamente) na Vida Religiosa Consagrada.

 

No segundo dia, pela manhã, contamos com a participação fecunda de ir. Roberto Duarte, que nos presenteou com a partilha do tema “Sinodalidade e discernimento na vida Consagrada”. Fomos provocados ao exercício diário do discernimento, ao exame de consciência, à oração profunda, ao encontro com o Jesus histórico, a observar nossos valores como importantes e centrais e a nos interrogarmos a respeito de nossa experiência com o poder sanador da sinodalidade na Vida Religiosa Consagrada. Também pela manhã aconteceu a partilha das experiências sinodais – um momento de escuta ativa.

 

À tarde, ir. Alejandra Elbaba aprofundou a temática “As relações interpessoais e a cultura do cuidado nas NG”, conduzi-nos a repensar a cultura do cuidado, que deve estar presente e impregnada em nossas formas de relação, oração, pensar, viver a autoridade, relações de poder, relações com o dinheiro, de modo a sempre lembrarmos que o cuidado demanda tempo e paciência.

 

Tendo chegado ao fim desta benfazeja e graciosa experiência sinodal, os(as) congressistas partilharam ter comungado do sentimento de que a nossa esperança radica na certeza de que Deus está conosco; e n’Ele não existem casualidades, e sim providência. Devemos colocar nossa confiança no Espírito, protagonista que cria e recria a Igreja, Povo de Deus.

Novas Gerações, a esperança desponta já!

Publicações recentes

Missão Jovem na Amazônia 2024

Prepare-se, sonhe e anuncie! Vem aí…. De 15 à 28 de Julho. Prelazia de São Félix do Araguaia/ MT 📍 👣 #crbnacionaloficial#MissaoNgs#vidareligiosaconsagradajovem#anunciar#crb70anos