IDENTIDADE NOVAS GERAÇÕES

Home | Institucional | Identidade Novas Gerações

IDENTIDADE NOVAS GERAÇÕES

O documento preparatório do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, nos recorda que existe uma pluralidade de mundos juvenis e que a juventude mais do que identificar uma categoria de pessoas, é uma fase da vida que cada geração reinterpreta de modo único e irrepetível.

Quando falamos de Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada, estamos nos referindo a jovens religiosos e religiosas que não vivenciaram o alvorecer do Concílio Vaticano II, nem atravessaram existencialmente a viragem cultural da modernidade para a pós-modernidade,

mas que nasceram, cresceram e vivem no mundo contemporâneo, em uma realidade complexa e de constantes mudanças.

Jovens que, não obstante a existência de múltiplas opções, ouviram o chamado de Deus e decidiram consagrar suas vidas no caminho de seguimento a Jesus Cristo pobre, casto e obediente e no caminho de serviço aos irmãos e irmãs.

Jovens que em meio as riquezas e os desafios do multiculturalismo, da intergeracionalidade e da intercongregacionalidade, desejam percorrer novos caminhos de partilha e comunhão, para vivenciar com ardor, a mística e o profetismo na cultura hodierna.

As Novas Gerações compreendem os religiosos e religiosas a partir da etapa do Juniorato até 10 anos de votos perpétuos. O número de participantes obedece a realidade local, mas o ideal é que os grupos sejam de 3 a 12 membros. 

Os encontros são vivenciados com momentos de espiritualidade; reflexão e partilha de um tema proposto pela CRB ou outro que o grupo queira aprofundar (em consonância com as experiências vividas nas várias dimensões da consagração); e partilha da mesa do alimento, momento de especial confraternização.