Mês Vocacional 2025: Jovens peregrinos, chamados a ser esperança

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

No ritmo do Ano Santo, a Igreja no Brasil celebra o Mês Vocacional 2025 com o tema “Peregrinos porque chamados” e o lema bíblico “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5). Uma proposta que quer nos lembrar que somos todos chamados a caminhar com sentido e esperança.

A inspiração deste ano vem da mensagem do Papa Francisco para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Ele nos convida a reconhecer os sinais de esperança no mundo – como a juventude, os pobres, os enfermos e os migrantes – e a sermos, com alegria, sinais vivos do amor de Deus onde estivermos.

Para o padre Guilherme Maia Júnior, assessor da CNBB, o mês vocacional é tempo de despertar perguntas que ajudam no discernimento: Quem sou eu? Onde posso colocar em prática os dons que tenho? A partir dessas inquietações, nasce o desejo de ser presença de Deus nos ambientes onde vivemos.

A identidade visual do mês vocacional 2025 reforça esse convite. A imagem de uma estrada sinuosa representa o caminho de quem busca escutar o chamado de Deus. Com cores terrosas e elementos do cotidiano, a arte transmite calor, movimento e sentido.

Jovens, sejamos peregrinos da esperança! Caminhemos com coragem e fé, colocando nossos dons a serviço da vida e do Reino de Deus.